Localização Geográfica

A serra Cuca Macuca, atualmente denominada por serra de Santa Justa, faz parte de uma série de elevações formadas essencialmente por cristas de rochas quartzíticas que correspondem a uma dobra anticlinal, tombada para ocidente – Santa Justa (367 m), Pias (385 m) e Castiçal (324 m). As serras de Santa Justa e Pias e parte do rio Ferreira constituem o parque Paleozóico de Valongo.

O rio Ferreira é o afluente principal do rio Sousa, nasce em Raimonda (Paços de Ferreira) e desagua no lugar da Ribeira de Cima, na freguesia de Foz do Sousa, no concelho de Gondomar.


No seu trajeto, o rio Ferreira, atravessa os concelhos de Paços de Ferreira, Paredes (Lordelo e Rebordosa), Valongo (Sobrado, Campo e Valongo) e Gondomar (Jovim, S. Pedro da Cova e Foz do Sousa).

A bacia hidrográfica do rio Ferreira apresenta a área de 184 km2 e o perímetro de 83 km, abrangendo áreas pertencentes aos concelhos de Paços de Ferreira (89%), Paredes (31%), Valongo (60%) e Gondomar (16%).

Tem como principais afluentes o rio Eiriz e o rio Simão (na margem direita) e o rio da Carvalhosa (na margem esquerda). Da margem esquerda e desde a nascente, incluem-se como afluentes secundários o ribeiro de Vilarinho e a ribeira de Fervença e, na margem direita, as ribeiras da Feteira, de Fontelhas, de Silveirinhos e a de Parada. Este rio é meandrizado ao longo de todo o seu percurso e conflui com o rio Sousa no concelho de Gondomar.

O rio Ferreira corre num vale encaixado onde se evidenciam algumas gargantas apertadas, como no Alto do Castelo e nas Fragas do Diabo. O rio Ferreira ao atravessar as cristas quartzíferas das serras de Santa Justa e Pias originou os chamados “Saltos do Ferreira”.

 

O rio Ferreira desagua no rio Sousa na freguesia de Foz do Sousa (Gondomar). As suas margens são ainda pouco urbanizadas e ocupadas predominantemente com campos agrícolas, existindo também alguns troços de galeria ripícola.

Nas margens mais escarpadas, a floresta é dominada por pinheiros e eucaliptos, verificando-se, ainda, a invasão de outras espécies infestantes, como as acácias. Noutros pontos, observam-se áreas ocupadas por actividades como a indústria de extracção de inertes, empresas de produção de papel, assim como construções desordenadas.